Voltar a todos os posts

A importância do design na construção de novos mundos

Gerar experiências positivas e fazer com que o produto seja algo prazeroso de se utilizar é a principal missão do design no que se refere ao desenvolvimento de projetos.

Nesse sentido, é preciso buscar soluções criativas e inovadoras que conversem com as características do produto, atenda as necessidades do cliente, atinja as expectativas da empresa e sintonize com as demandas e oportunidades do mercado.

E para que esses objetivos sejam alcançados, não só é preciso ter uma visão ampla de todos os processos, como também ter conhecimento multidisciplinar para possibilitar o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficaz.

E o primeiro passo é estruturar como o design será aplicado nas fases de desenvolvimento de projetos.

O design nas fases de desenvolvimento de projetos

O design é utilizado em todas as fases de desenvolvimento de projetos. Essas etapas procuram entender as necessidades, problemas e desejos dos usuários e desenvolver uma solução para atendê-los.

Neste processo, o design utiliza de arte, ciência e tecnologia para estabelecer um vínculo entre o usuário e o ambiente, usando o produto como intermediário.

E para que o projeto seja altamente utilizável e acessível, visando a satisfação do usuário, é preciso criar processos organizacionais para que, em cada etapa, se trabalhe em uma questão diferente.

Pré-desenvolvimento

Nesta etapa, o processo de criação estará direcionado a entender as necessidades do cliente. Quais são suas dores, desejos e preferências?

Para responder essa pergunta, realize pesquisas de mercado, elabore entrevistas com os usuários e faça brainstorms. A partir da coleta desses dados, é possível definir bem as funções que o produto precisará desempenhar.

Desenvolvimento

Na fase de desenvolvimento é onde ocorre a criação do produto. Aqui, as análises, pesquisas e decisões feitas na etapa anterior funcionam como um guia para integrar as ideias das diferentes áreas envolvidas.

Também é preciso realizar a prototipação, etapa em que são realizados testes e simulações para analisar a usabilidade do produto na prática e levantar feedbacks de usuários reais.

Muito além de identificar falhas, essa fase é crucial no desenvolvimento de projetos para perceber como os clientes reagem ao produto, testar as metodologias que foram implementadas no desenvolvimento e principalmente evitar a perda de tempo.

Pós-desenvolvimento

Por fim, temos a etapa de pós-desenvolvimento. Nessa fase de desenvolvimento de projetos há a necessidade de estabelecer uma linha de comunicação com o consumidor para acompanhar o desempenho do produto.

Desse modo, caso surjam problemas, a empresa estará ciente e trabalhará para resolvê-los e evitar que eles voltem a acontecer.

O papel do UX e UI no desenvolvimento de projetos

Os termos UX e UI são muito populares atualmente, mas poucos conhecem sua importância no desenvolvimento de projetos.

Enquanto o UX (User Experience) tem como objetivo ,fornecer a melhor experiência ao usuário, o UI (User Interface) é responsável pela interação.

Explicando melhor, a experiência do usuário refere-se a como o consumidor se sente ao se conectar com um sistema, software, site ou aplicativo. Ou seja, o produto não precisa apenas ser funcional, mas também prazeroso, divertido ou alegre.

Esse fator é muito importante no desenvolvimento de projetos para definir se o usuário voltará ou não a utilizar a sua solução. Afinal, ninguém quer usar uma ferramenta que seja estressante, travada e pouco intuitiva, não é mesmo?

Quem nunca passou por uma situação em que teve que utilizar um aplicativo, sistema ou software que só de pensar nele, toda a motivação e energia vai embora?

Empresa nenhuma quer que o consumidor sinta-se dessa forma ao utilizar suas soluções, por isso o UX Design é tão fundamental.

Já o UI Design é essencial para transmitir os valores e a identidade visual da marca para a interface, além de cuidar de toda a interação do consumidor com a plataforma.

Ou seja, é ele que vai guiar o consumidor pelo seu produto, apresentá-lo de uma forma que seja visualmente atraente e possibilitar que seu produto seja acessado por meio de dispositivos diferentes.

Nesse sentido, ele é fundamental para que as respostas da sua solução sejam ágeis e que o consumidor consiga se orientar de forma fácil.

Até porque nenhum cliente ficará satisfeito se o seu produto for lento, demorar para carregar, exibir constantemente mensagens de erro e ser impossível de se orientar dentro, tornando funcionalidades importantes difíceis de serem encontradas.

O profissional de design: características essenciais

Os processos que compõem o desenvolvimento de projetos podem ser extensos e demorados, além de envolver mais de uma equipe e diferentes áreas para que seja possível fornecer a melhor experiência de usuário.

Por conta disso, há algumas características essenciais que todo profissional de design precisa ter ou desenvolver:

A importância de ter um processo de design otimizado

São tantos processos e pessoas diferentes envolvidas no desenvolvimento de projetos que em algum momento você precisará se organizar e ter uma visão ampla de tudo o que está sendo feito.

Sem o mínimo de organização, muito tempo pode ser gasto em conversas sobre a execução da prototipação, em que fase está o projeto, porque aquele departamento está demorando tanto para entregar o material, dentre inúmeras outras situações que só atrasam o fluxo de trabalho.

Pode acontecer também de se ter profissionais sobrecarregados e de novos colaboradores entrarem na equipe com o projeto já em andamento e ter de explicar todo o conceito do projeto toda vez que isso acontecer.

Em suma, gasta-se muito tempo e dinheiro cobrando atividades, o que mina completamente a ,produtividade no desenvolvimento de projetos e desmotiva os funcionários pela ausência de organização.

Nesse sentido, não há oportunidade de melhoria, pois não há como ter clareza nos processos, o que gera dependência, ansiedade e prejuízo na ,qualidade das entregas.

Por isso, a implementação de ferramentas ou metodologias que permitam otimizar o desenvolvimento de projetos torna-se necessária. Entre os benefícios que este investimento traz, podemos citar:

A partir dessa visão ampla de todo o desenvolvimento do projeto, o gestor é capaz de ,enxergar quais são os conhecimentos que seus profissionais possuem, nível de produtividade e atividades que estão sob sua custódia.

Desse modo, todo o design do projeto é beneficiado. É possível identificar com mais clareza os pontos a serem melhor desenvolvidos, melhorias que podem ser implementadas e aproveitar os feedbacks levantados durante a fase de prototipação.

Com esse conhecimento multidisciplinar, o produto desenvolvido conseguirá atingir com muito mais afinco as demandas e oportunidades do mercado em sintonia com uma melhor experiência de usuário.

E quanto melhor a experiência do usuário, mais prazeroso se torna a utilização da solução e ,mais satisfeito o cliente fica. Afinal, quem não gosta de uma plataforma que responde bem a nossas interações?

E você, quais plataformas você utiliza e tem prazer em utilizar? Qual você não abre mão? Qual não teve dificuldades em utilizar? Já pensou nisso? Como a sua solução se diferencia nesses aspectos?

Posts recentes

Ver tudo