Voltar a todos os posts

Como os feedbacks mais rápidos podem ajudar no desempenho da minha equipe?

WorkPlayer

O feedback é um poderoso instrumento para a gestão da sua equipe. Com ele, você poderá fornecer um retorno sobre o desempenho de cada membro do time e da equipe como um todo. Assim, os colaboradores podem evoluir e proporcionar um maior retorno à empresa.

Além disso, o aprimoramento nessa tarefa pode resultar em oportunidades para a empresa, para o gestor e também para o funcionário, resultando em melhorias para todos. Quer entender um pouco mais sobre este processo? Continue a leitura!

O que é feedback e qual a sua importância

O feedback nada mais é do que um retorno sobre o desempenho do colaborador e costuma ser oferecido de maneira oral ou escrita. Normalmente é construtivo, ou seja, tem o objetivo de ajudar na evolução e no cumprimento das atividades.

Um feedback de desempenho bem realizado pode auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento individual, bem como de toda a equipe. Isso ocorre porque, com a sinceridade do gestor nesse retorno sobre o trabalho, o profissional diminui as incertezas na sua rotina e tende a conduzir seus afazeres de maneira mais proativa e eficiente.

Uma ,pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que cerca de 43% dos funcionários mais engajados recebem feedbacks semanais de suas atividades. Além disso, 78% deles afirmam que o reconhecimento ajuda na motivação para a realização de tarefas, o que demonstra a importância de uma cultura avaliativa. Feedbacks ajudam a diminuir erros e evitar retrabalhos, seja no desenvolvimento de produtos ou na realização de serviços.

Como a cultura do feedback pode auxiliar sua empresa

O feedback é uma ferramenta fundamental para o crescimento das empresas, principalmente se você busca se destacar no mercado. Essa prática pode ajudar as organizações de muitas formas, dentre elas:

O uso de plataformas de gestão de desempenho para feedbacks rápidos

Como já falamos, a gestão de desempenho tem como principal foco a avaliação individual dos profissionais, visando sua melhoria e desenvolvimento, e trazendo muitos benefícios para a empresa.

Com essas informações é possível rever estratégias e ajustar processos, aproveitando ao máximo as características que os profissionais oferecem. Ou seja, a gestão de desempenho não é só para detectar problemas, mas também ajuda a identificar o que cada um tem de melhor para melhorar o trabalho.

Por este motivo, plataformas de gestão de desempenho estão sendo muito utilizadas por empresas que buscam otimizar processos. Assim, passam a contar com sistemas inteligentes para trazer melhores resultados em produtividade e engajamento dos funcionários.

Essas soluções, além de tornarem o processo mais ágil, contribuem no acompanhamento das atividades dos colaboradores. Além disso, elas apontam dados consistentes para descobrir talentos e dar feedbacks mais assertivos para cada colaborador.

Gestão de desempenho e a gamificação

Muitas plataformas utilizam a gamificação em seu processo. Com isso, o gestor consegue acompanhar em tempo real o desempenho de cada colaborador. Dessa maneira, de acordo com as metas, é possível identificar com mais facilidade e rapidez os pontos a serem melhorados.

Outro fator interessante é que a transformação digital permitiu que os softwares de gestão de desempenho que utilizam a gamificação, deem um feedback imediato. De forma lúdica, o game transforma os resultados de produtividade dos colaboradores em pontuações para alcançar boas colocações numa espécie de ranking.

Os colaboradores são cadastrados na plataforma do game e acompanham sua pontuação em tempo real. Desse modo, o próprio funcionário consegue acompanhar seus resultados. O impacto da gamificação ocorre diretamente na produtividade do colaborador, já que ele saberá se está indo bem ou mal comparado à equipe e se sentirá motivado para engajar mais e melhorar sua pontuação.

Como foi visto neste artigo, o feedback é uma ferramenta extremamente importante para as empresas e o próprio colaborador. Porém, o feedback possui muitos pontos que precisam ser levados em consideração pelos gestores ou pelos próprios colaboradores em geral. Não é simplesmente falar o que se pensa, é preciso ponderar na comunicação e ser estratégico, não deixando o pessoal interferir nesse momento tão importante.

E você, já deu algum feedback hoje para a sua equipe? Como está o desempenho dos seus colaboradores?

Posts recentes

Ver tudo