Voltar a todos os posts

Quanto vale meu trabalho pesado? Porque estou sempre na correria?

WorkPlayer

O trabalho em excesso é um problema enfrentado por grande parte das pessoas na atualidade. As jornadas estão ficando cada vez mais longas e exigentes, por isso, dispor de métodos para motivar seus colaboradores e ainda tornar o tempo que eles passam na sua empresa melhor, é fundamental.

A gamificação é uma metodologia que, quando aplicada no ambiente corporativo, produz diversos benefícios na rotina dos colaboradores, atuando fortemente na mudança do seu comportamento em relação ao trabalho. Afinal, como cada vez mais o dia a dia está corrido, lançar mão de alternativas para torná-lo mais leve é essencial.

Confira, neste artigo, mais informações sobre como a gamificação pode atuar na melhoria da produtividade das equipes e a motivar os times. Boa leitura!

Os desafios de uma rotina de trabalho pesado

A grande maioria dos brasileiros vivem uma rotina de trabalho pesado durante a semana toda. A correria das grandes cidades e as exigências na própria empresa estão mudando o dia a dia de muitas pessoas, tornando muitas delas obsessivas pela carreira.

Entretanto, existe um outro lado dessa mesma rotina, que é o cansaço e a desmotivação enfrentada por muitos trabalhadores. Por isso é importante entender as consequências desse excesso de trabalho, como:

Assim, procurar meios de reduzir o estresse e melhorar a rotina, sem prejudicar a produtividade no trabalho é um grande desafio, principalmente para as empresas.

Aposte em uma mudança de comportamento

Muitas empresas estão buscando maneiras de oportunizar uma mudança de comportamento para os seus colaboradores, pois estão cientes dos malefícios dessa correria. Ansiedade no trabalho, a falta de planejamento e a temida síndrome de Burnout são alguns deles, além dos já citados aqui.

Portanto, criar um ambiente de trabalho competitivo, porém saudável, é dever das empresas. Principalmente as que tem como foco não só a produtividade, mas também a saúde dos seus funcionários e a retenção de talentos. Uma metodologia que pode agregar muito nessa mudança de comportamento para uma rotina mais leve é a gamificação.

Por meio dela é possível estimular comportamentos e adequar as ações individuais e coletivas, conforme a produtividade que você deseja alcançar na sua empresa. A seguir, veja mais sobre o impacto da gamificação no processo de valorização do trabalho.

Como a gamificação pode auxiliar neste processo?

A metodologia da gamificação está sendo muito empregada pelas empresas, prova disso é a pesquisa realizada pela Talent LMS, que questionou 900 trabalhadores sobre a efetividade da gamificação no ambiente profissional. A maioria dos entrevistados, quase 90%, relatou que tal estratégia faz com que eles se sintam mais produtivos e felizes no trabalho.

É provável que você pense que essa efetividade na gamificação é algo para as novas gerações. Contudo, historiadores e antropólogos do século passado já diziam que a espécie humana poderia ser chamada de homo ludens, traduzida para português como homem que joga. Ou seja, para esse grupo, o jogo é algo inerente à cultura humana.

Diferentes aplicações de gamification já estão sendo feitas em muitas empresas com diversos objetivos. E o uso dessa metodologia deve se tornar ainda mais popular. De acordo com o ,Gartner, o investimento nessa área deve chegar a US$5 bilhões, sendo usado por 70% das empresas em todo o mundo.

Veja abaixo alguns dos benefícios que a gamificação pode proporcionar tanto para sua empresa, como para seus colaboradores:

Conheça o WorkPlayer

O WorkPlayer é uma plataforma de gamificação para as empresas. Com ela, seu negócio entrará de vez na era da transformação digital e proporcionará aos seus colaboradores um novo mundo de alto desempenho e autonomia.

Conheça os recursos e os benefícios do WorkPlayer:

E você, gosta de ver sua equipe trabalhando duro e vivendo sempre na correria? Que tal proporcionar desafios, de forma satisfatória e produtiva? ,Conte com o WorkPlayer!

Posts recentes

Ver tudo