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5 vantagens da gamificação para o ambiente de negócios

WorkPlayer

No ambiente de trabalho em que há uma equipe desmotivada, dificilmente se encontrará um trabalho produtivo. Quando isso acontece, são sempre muito grandes as chances desse local ser pouco estimulante e desafiador.

Um novo conceito, trazido dos meios tecnológicos para o mundo dos negócios, vem chamando muito a atenção. É a ,gamificação, uma abordagem que traz práticas observadas no mundo dos games para dentro das empresas.

Você deve estar se perguntando: “Mas como isso é possível?”, não é verdade? Neste post o WorkPlayer vai te contar tudo sobre esse novo movimento, que visa trazer um novo estímulo para o profissional moderno. Confira!

Afinal, o que é gamificação?

Antes de mais nada, é importante detalhar o que de fato é a ,gamificação dentro de um ambiente de trabalho. Pois bem, não há segredo, essa prática segue exatamente os conceitos dos games virtuais, mas é claro, no mundo real.

O ,ambiente de trabalho passa a ser moldado em uma realidade em que os objetivos são tratados como missões a serem conquistadas. O colaborador, por sua vez, é tido como um player, que avança de forma constante, em seus níveis de produtividade.

O objetivo da gamificação é criar um ambiente motivacional, em que os profissionais agem de forma colaborativa, buscando o progresso mútuo e o alcance de metas globais.

Por que ela é importante?

A entrada da gamificação no mundo dos negócios é tida como uma solução para que os times possam trabalhar com um maior engajamento e espírito de equipe. ,Se as “skills” abaixo te agradam, então a gamificação precisa estar no seu negócio:

Solução de problemas: Times proativos, que agem de forma colaborativa em busca de um bem comum, são tidos como os profissionais mais buscados. Se a gamificação pode proporcionar essa vantagem, por que não começar?

Autodesenvolvimento: Um colaborador que acompanha o seu desempenho e observa as suas conquistas, está estimulado para que possa ir além, desenvolvendo novas competências, de forma ativa;

Multifuncionalidade: A atuação colaborativa promovida pela gamificação permite que os colaboradores desenvolvam novas habilidades. Com isso, tornam-se mais eficientes não apenas no que fazem, mas também em outras áreas;

Equipes motivadas, mais engajamento

Você já parou para observar que o momento emocional das pessoas reflete diretamente na capacidade de produzir e pensar? Pois bem, a gamificação atua diretamente nesse aspecto e o leva para as empresas.

Agir por agir e fazer mais do mesmo já não é visto como suficiente para os colaboradores dos dias atuais, o profissional quer ir sempre além, quer mensurar o seu impacto e perceber que a sua participação é fundamental.

Quando é possível acompanhar o desempenho, analisar as conquistas e ser recompensado por todo o esforço e dedicação, é natural que as pessoas se sintam valorizadas, mais motivadas e com um nível de produtividade elevado.

A gamificação permite esse acompanhamento, geralmente com aplicações colaborativas, que apresentam de forma gráfica o desempenho dos times e também o índice de desempenho nas metas estabelecidas.

Trabalho convencional ou gamificação?

Você pode estar se perguntando: “Trabalho convencional ou gamificação? Como devo agir daqui em diante?”. Você não precisa pensar nesses termos como questões distintas, tenha em mente que esse é o novo conceito de trabalho.

Fazer o novo é estar em harmonia com as principais tendências de mercado, adotar, novas tecnologias, novas práticas e estar além do seu tempo, preparado para lidar com os desafios que o amanhã tem a apresentar.

No modelo tido como convencional, é muito comum observar que as tarefas das empresas ficam perdidas no tempo, pois não há uma organização visível, que permita analisar o nível de eficiência dos times e metas.

Projetos inacabados, metas perdidas no tempo, times sobrecarregados, tudo isso é facilmente observável em uma organização com moldes antigos, ou seria melhor, chamá-la de “desorganização”?

Com ferramentas que permitem mensurar o desempenho e integrar os times participantes, cria-se então um elo de colaboração, que proporciona uma ação colaborativa. Ou seja, surgem habilidades notáveis como inovação e criatividade.

As 5 vantagens (inevitáveis) da gamificação

Se as vantagens da gamificação ainda te parecem nebulosas, então você poderá conferir abaixo quais são as top 5 vantagens de se adotar a prática dentro de uma empresa.

1 – Melhora a produtividade: Quando o índice de produtividade pode ser mensurado, todos querem poder ir além, isso naturalmente aumenta o índice de eficiência dos colaboradores;

2 – Aumenta a motivação: Qualquer pessoa se sente mais motivada quando pode observar que os seus esforços estão tendo resultados. Quando ele é mensurado então, a motivação é inevitável;

3 – Favorece o engajamento: A cooperação observada nos games é tida como base na gamificação, isso faz com que os colaboradores tornem-se mais dinâmicos e proativos;

4 – Desenvolve habilidades específicas: A prática permite que o foco possa ser direcionado para áreas que demandam capacidades únicas, o que permite ao colaborador aprimorar-se de forma contínua;

5 – Observar o desempenho: O sistema de feedback é beneficiado com a gamificação. Isso porque o nível de desempenho já não é mais apenas observável, ele é completamente mensurável.

Os desafios resolvidos com a gamificação

Por fim, você poderá observar que uma série de desafios que são constantes no mundo dos negócios, passam agora a serem resolvidos de uma forma paralela, sem que essa tenha que ser uma meta primária dentro do campo de ações.

Com equipes motivadas e ,engajadas com o propósito da empresa, elimina-se as ações constantes que buscam engajar os colaboradores. Palestras motivacionais e eventos passam a ser apenas um complemento dessa nova realidade.

A criatividade nas ações é uma consequência direta dos colaboradores, isso porque eles se sentirão desafiados a ir mais longe, pois irão buscar provar para si mesmos e para os outros como eles podem fazer mais e melhor.

Portanto, a gamificação entra na empresa para ser parte do novo modelo de trabalho, o ,trabalho moderno, no qual os colaboradores agem de forma colaborativa e, juntos, somam forças para resolver todos os desafios que possam surgir.

Uma nova realidade

Como é a sua equipe atualmente? Eles estão engajados e comprometidos com o que se dispõem a fazer? O dia a dia de sua empresa é dinâmico, descontraído e colaborativo?

Se essas perguntas não refletem a realidade da sua companhia, então o momento de cogitar uma mudança é agora. Com essas dicas especiais que você acaba de ler, o WorkPlayer espera poder colaborar com as mudanças pontuais em sua equipe.

Não leve como regra definitiva, apenas teste, observe cada comportamento apresentado e experimente adotar uma rotina com novas práticas, sempre de forma gradual. Não tenha dúvidas, o sucesso será uma consequência desse trabalho.

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