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Como a gamificação influencia no engajamento dos colaboradores?

Davi está preocupado com o desempenho da sua equipe, a falta de motivação é constante, a autogestão do tempo é precária e a produtividade está caindo. Por isso, vem pesquisando métodos para melhorar o engajamento dos colaboradores.

Certo dia, viu um post no LinkedIn falando sobre gamificação. Achou interessante, o texto dizia o quanto isso ajuda a lidar com o tédio no trabalho, proporcionando a sensação de vencer desafios de forma animadora. Mas só que os colaboradores do seu time não são muito fãs de jogos. Então, ficou em dúvida em relação à solução.


Já enfrentou dificuldades parecidas com as de Davi? O que fazer para que os trabalhadores fiquem mais motivados? É verdade que as técnicas de gamificação são uma boa opção, mas será que realmente só são úteis para os casos em que os funcionários têm o hábito de jogar? A resposta a essa pergunta é não.


Por que podemos afirmar isso? Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é exatamente a gamificação.

O que é gamificação?

A gamificação é uma técnica que visa aumentar a motivação de uma pessoa para realizar uma determinada tarefa, por exemplo, estudar ou trabalhar. A ideia é transformar atividades que, em geral, são monótonas em um game a fim de desafiar o praticante a atingir os melhores resultados.


Todo tipo de jogos, desde os digitais até uma simples partida de cartas, são capazes de provocar diferentes estímulos positivos em nosso organismo. Entre esses, é possível citar:

Só para ilustrar, durante uma rodada de dominó, o jogador precisa prestar atenção nas peças que já foram jogadas e comparar com as que tem em sua mão a fim de conseguir usar a lógica e definir qual é a melhor estratégia para conquistar a vitória.


Os jogos digitais também proporcionam benefícios às nossas habilidades, ajudando o player a aprender a lidar com as frustrações. Pense no caso de um game de ação em que o personagem enfrenta vários inimigos. Mesmo quando perde, o jogador não desiste, mas encara isso como uma provocação e tenta novamente até conseguir vencer.


Assim, o que a gamificação faz é extrair esse padrão de incentivos e incorporar em situações da vida real, isso quer dizer que não é necessário que a pessoa tenha o hábito de jogar, visto que se trata apenas de um método de estímulo baseado no funcionamento dos jogos. Como isso acontece no trabalho? Confira!

Qual a relação entre a gamificação e o trabalho?

O trabalho duro é essencial para conquistar resultados satisfatórios, possibilitando o cumprimento de metas. Nesse sentido, a gamificação exerce um papel fundamental ao ajudar o colaborador a lidar com os desafios do dia a dia do serviço. Para isso, ela trabalha com o seguinte ciclo:

Com isso, o engajamento e a motivação do colaborador se tornam constantes, já que cada dia de trabalho é como uma nova fase de um game em que é desafiado a vencer. Então, a cada fim de expediente, o trabalhador termina com uma sensação de conquista.


Mesmo quando ocorrem imprevistos e o serviço não sai conforme havia sido planejado. No dia seguinte, é como se o colaborador retornasse para uma nova partida e ganhasse mais uma oportunidade de vencer o jogo.


O processo da gamificação também auxilia no atingimento de objetivos maiores, visto que esses se transformam em uma “fase de chefe” em que é necessário aumentar o esforço a fim de conseguir derrotar um inimigo muito mais forte do que os anteriores.

Vencendo a desmotivação com a gamificação

A verdade é que o trabalho duro faz parte de qualquer processo empresarial. Utilizando a gamificação ou não, os colaboradores precisam realizar as suas tarefas para que a organização continue funcionando adequadamente.


No entanto, o cumprimento do serviço para manutenção do emprego não significa que o colaborador esteja motivado. Muitas vezes, o trabalho pode não proporcionar desafios suficientes que estimulem o funcionário a dar o melhor de si para superá-los.


Ou pior ainda, o modo de lidar com as dificuldades e imprevistos pode gerar uma sobrecarga de estresse emocional e prejudicar o rendimento.


O ponto é: sem a gamificação, a tendência é que o desempenho do trabalhador fique abaixo ou exatamente no esperado. Por outro lado, com a gamificação, a expectativa é que a produtividade esteja sempre acima da média, já que o indivíduo terá mais motivação para fazer as suas atividades.

Como a gamificação influencia no engajamento dos colaboradores?

Veja 3 modos em que a gamificação contribui para o melhor engajamento e produtividade dos colaboradores.

1- Trabalho em equipe

Para que as metas estabelecidas pela empresa sejam alcançadas, é fundamental que os colaboradores saibam trabalhar em equipe. Do contrário, é provável que se sintam desmotivados.


Mas o entrosamento dos membros não é automático, é importante criar estratégias que facilitem o fortalecimento das relações. Nesse sentido, a gamificação ajuda a aumentar o engajamento entre os integrantes da equipe, isso ocorre porque a metodologia dessa técnica unifica o objetivo principal do serviço dos trabalhadores.


Além disso, a estimulação do desejo de conquistar a vitória faz com que recorram uns aos outros, quando necessário, em busca da complementação de habilidades para serem capazes de vencer. Entre as formas de utilizar o método da gamificação no trabalho em grupo, estão incluídos:

2- Diminuição do estresse

Existem momentos na jornada de trabalho em que é preciso lidar com inúmeros imprevistos e dificuldades, isso pode provocar bastante estresse.


A realidade é que nem sempre há como fugir dessas situações, mas o modo de enfrentar esses desafios pode fazer uma grande diferença na saúde emocional do colaborador.


Em geral, as pessoas jogam para se divertir, então, esse é um dos princípios da gamificação. A ideia é ajudar o trabalhador a lidar com circunstâncias estressantes de uma forma mais leve, em que o problema seja visto apenas como mais um inimigo dentro da fase que necessita ser derrotado para prosseguir o jogo.

3- Melhores resultados

A baixa produtividade de uma equipe não é a causa, mas sim o sintoma de que algo não vai bem. É possível que os colaboradores não estejam motivados e engajados o bastante com os objetivos da empresa.


Com isso em mente, a gamificação estimula a competição saudável e traz a satisfação por meio do reconhecimento das habilidades e competências do colaborador ao superar os desafios, gerando mais engajamento. E a sua equipe está engajada? Que tal trabalhar com desafios e ao mesmo tempo ter uma equipe engajada? Conte com o WorkPlayer!

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