Voltar a todos os posts

Gamificação : Entendendo o básico

gamificação

O que você sabe sobre gamificação? A partir de hoje, faremos uma série com quatro textos sobre o assunto para você ficar por dentro dessa nova ferramenta que promete revolucionar a experiência das pessoas no meio digital. Ao final dessa série, você vai saber mais sobre o papel da gamificação e sua importância na atualidade.

No post de hoje, começaremos pelo básico da gamificação. Então, vamos explicar quais os 4 principais elementos que compõem um jogo e também mostraremos dados relevantes que mostram como o universo dos games está presente no cotidiano das pessoas. Confira a seguir!

Qual o básico da gamificação?

Você já deve ter ouvido que os jogos são uma forma de escapar da realidade, certo? Mas eles são bem mais do que isso. Os games vão ao encontro de necessidades humanas e têm a capacidade de desenvolver verdadeiras mudanças nos hábitos das pessoas. Além disso, a gamificação pode ser aplicada para promover melhorias na criação de produtos.

De fato, o mundo virtual oferece muito além daquilo que poderíamos esperar da realidade. Os jogos oferecem recompensas que a realidade não oferece. Os games são capazes de nos ensinar, inspirar e envolver de forma lúdica.

E é muito provável que, nos próximos anos, os jogos continuem conquistando as pessoas no mundo todo. Assim, as empresas podem aproveitar as oportunidades trazidas pela gamificação e incorporar a dinâmica dos jogos nos produtos que constroem.

Mas antes de falarmos mais sobre a importância da gamificação, vamos ver alguns dados que comprovem que os jogos estão, cada vez mais, conquistando as pessoas?

O que os dados revelam sobre os games

Será que os jogos são populares entre as pessoas? O livro Reality is Broken, de Jane McGonigal, traz uma pesquisa bastante interessante sobre o mercado de jogos nos EUA. Segundo o estudo:

Olhando para estes dados, é possível pensar que investir em gamificação tende a trazer impactos positivos para as empresas que adotarem essa ferramenta. Além da grande popularidade dos jogos que, de cara, já podem envolver os usuários, a gamificação também torna a experiência nas plataformas mais fluida e relevante.

Com a transformação digital em curso, a tendência é que essa popularidade aumente ainda mais. Mas, além desse motivo, por que você deveria aprender mais sobre o funcionamento dos jogos? É o que vamos ver agora!

Por que aprender mais sobre jogos e como eles

funcionam?

Os desenvolvedores de jogos trabalham para que os games estimulem o esforço dos jogadores e recompensem suas conquistas. Assim, os jogos facilitam a cooperação e a colaboração em grande escala. Cada vez mais, os games estão inovando com formas de motivar os jogadores a enfrentar desafios mais difíceis e por um tempo mais longo e em grandes grupos.

O desenvolvimento dessas habilidades tem um grande impacto caso a sua empresa esteja empenhada em projetar um aplicativo de cursos online, por exemplo. Isso porque a gamificação é capaz de engajar o usuário, além de tornar as plataformas mais intuitivas e divertidas. Quando esse usuário entende qual o seu objetivo e sabe que será recompensado ao atingir uma meta, ele se empenha mais rumo à conquista da recompensa.

As organizações podem adotar estratégias que envolvem gamificação para, por exemplo, melhorar a experiência dos colaboradores e estimular uma melhor performance. Afinal, os jogos oferecem uma série de desafios motivadores, em que o instinto de competição (saudável) é alimentado.

Até aqui, falamos muito sobre gamificação, mas o que realmente define um jogo? A seguir, vamos ver seus 4 elementos principais!

O que é um jogo?

Basicamente, um jogo é composto por objetivo, regras, um sistema de feedback e a participação voluntária dos jogadores. Conheça em detalhes cada um destes elementos.

A gamificação promete trazer ainda muitas novidades para o futuro e as empresas devem aproveitar o momento para investir nessa frente. Adotando técnicas usadas no desenvolvimento de jogos, as organizações conseguem desenvolver produtos mais alinhados às expectativas dos usuários e que chamem sua atenção.

Pensado no mundo dos aplicativos e produtos digitais, os desafios trazidos pelos jogos ajudam as pessoas a construírem hábitos mais consistentes, além de promoverem mudanças significativas nas vidas dos jogadores mais engajados.

E você, já adota a gamificação na sua empresa?

Posts recentes

Ver tudo