Voltar a todos os posts

Gamificação: Novos aprendizados e trocas de experiência

Gestão do trabalho

Uma empresa pode contar com as mais disruptivas e inovadoras tecnologias em sua infraestrutura. Mas, se ela não contar com um time motivado com o propósito da organização, o que será do resultado final deste trabalho?

Essa é a realidade de muitas corporações brasileiras, que investem muito em recursos, mas se esquecem do mais precioso, que é o engajamento entre seus colaboradores. Talvez você não perceba, mas pode até mesmo ser o seu caso.

Produtividade, novos estímulos, engajamento, equipes sendo reconhecidas e objetivos sendo alcançados. Você almeja alcançar essas metas? Então confira neste post, como a gamificação irá te ajudar nessa missão!

O funcionamento da gamificação no ambiente corporativo

Pode ser que você nunca tenha ouvido esse conceito e está tudo bem! Fique tranquilo, pois a partir de hoje, você irá conhecer o modelo que mais vem chamando a atenção das grandes empresas pelo seu potencial transformador.

Embora o termo seja proveniente dos “games”, a gamificação não é um jogo em si, ela apenas traz o modelo de desenvolvimento dos players (jogadores) para dentro do universo corporativo.

Mas calma, ninguém irá para o trabalho para ficar jogando. Lembre-se que é apenas um conceito. Na prática, a gamificação irá trazer tecnologias que permitem aos colaboradores acompanharem o progresso de seus trabalhos.

Quando um colaborador pode observar o seu desempenho em uma escala de level (nível de progresso), ele tende a se tornar mais compromissado com o que faz, almejando o autodesenvolvimento, característica essencial em equipes de sucesso.

Mas não é apenas isso que a prática pode trazer para a sua empresa, abaixo você confere quais são as 3 maiores vantagens desse tipo de tecnologia dentro do mundo corporativo.

As vantagens da gamificação

1- Integração entre as equipes: As plataformas do modelo de gamificação vão simular a realidade corporativa em um mundo digital de desafios. As próprias ferramentas tratam de promover o engajamento dos times.

Com atividades que necessariamente precisam ser realizadas em equipe, os membros sabem que seus desempenhos individuais são fundamentais para o desenvolvimento do time como um todo. É um ciclo contínuo de desenvolvimento.

2- Novos objetivos e desafios: E se os projetos pudessem se tornar missões que precisam do apoio colaborativo para que possam ser vencidas? A gamificação busca tornar os desafios reais em “fases” nessa nova realidade virtual.

Um bom exemplo disso seria um aumento percentual nas vendas de um determinado produto. Sem a gamificação, essa seria uma meta mais vazia. Com a gamificação, os membros precisam agir em equipes para encontrar os caminhos.

3- Muito mais motivação pela recompensa: Certo, até agora já ficou bem claro o objetivo da prática. Mas qual é a recompensa dos colaboradores por alcançarem o êxito?

As recompensas não só podem, como devem, fazer parte desse processo. As pessoas naturalmente se dedicam mais se souberem que existem recompensas.

Você tem a liberdade de escolher as recompensas mais oportunas para cada “missão vencida”. Pode ser por meio de comissões, folgas, almoços especiais, enfim, a criatividade não tem limite. Todos ganham com a gamificação.

Compartilhando o conhecimento

Pode ser que você ainda não tenha se dado conta, mas existe um fator determinante que distingue um trabalho que alcança o sucesso daquele que não o faz. Esse fator é a boa comunicação entre os participantes do projeto.

Nada terá sucesso se não houver comunicação, do começo ao fim. Ao se observar a empresa como um todo, é visível que se trata de um ambiente de convivência e o conhecimento da empresa é constituído da soma de todas as mentes presentes.

A gamificação é capaz de unir as pessoas em prol de um objetivo em comum. É um padrão inato da metodologia, as pessoas necessariamente interagem umas com as outras e precisam da cooperação para alcançarem as suas metas.

Mas não espere uma transformação da noite para o dia, os resultados podem sim ser vistos no curto prazo, porém é preciso passar por uma fase de transição. As etapas dessa fase são 5, como você pode verificar a seguir:

Etapa 1 – Conceitos de gamificação: Os colaboradores muito provavelmente ainda não conhecem a gamificação, então a primeira das fases consiste no treinamento, na mudança da cultura interna.

Etapa 2 – Objetivos e desafios usando a gamificação: Como simular a realidade profissional no mundo virtual da gamificação? Esse é o segundo ponto que deve ser bem elaborado. É preciso simular os desafios reais e dividi-los em metas dentro do contexto virtual.

Etapa 3 – Engajamento entre as equipes: As missões, como você pode ver, precisam da interação coletiva. Então é preciso esquematizar as tarefas de modo que o respaldo de um parceiro seja imprescindível para a tomada de decisões.

Essa escolha pertence ao gestor, mas é muito importante saber ouvir os colaboradores. Parte daí o início da cultura colaborativa, que foca no engajamento mútuo para realizar mudanças.

Etapa 4 – Reconhecimento pelo trabalho: De que forma os colaboradores poderão ser recompensados? Você precisa encontrar a forma ideal para demonstrar para os times que eles são vitoriosos por alcançarem as suas metas.

Lembre-se, é da natureza humana se engrandecer com o reconhecimento. Seja pontual nesse quesito verá um aumento significativo na motivação dos colaboradores.

Etapa 5 – Compartilhamento de conhecimentos: O compartilhamento do conhecimento, e das habilidades, deve ser levado como metodologia das tarefas estabelecidas na gamificação.

Pense por um instante no apoio administrativo de uma empresa. Em um dado momento eles irão precisar interagir com o time de TI, não é verdade? Essa interação precisa ser destacada na plataforma gamificada. Isso trará visibilidade à importância das relações colaborativas.

Nada do que foi apresentado nessas 5 etapas são desafios impossíveis, muito pelo contrário, são todas extremamente simples. Porém, se não forem cumpridas da forma adequada, o verdadeiro objetivo da gamificação pode se comprometer.

Gamificando as rotinas

E você, já utiliza o conceito de gamificação na sua empresa? Como está o engajamento da sua equipe?

O objetivo da gamificação é trazer um grande salto no nível de engajamento dos colaboradores de uma organização. Já o nosso é trazer esse conhecimento essencial para dentro da sua realidade.

Aplique os conceitos relevantes que mais fazem sentido em seu negócio e não tenha dúvidas, de que os resultados chegarão. Para aqueles que apreciam o processo, o resultado é inevitável.

Posts recentes

Ver tudo