Voltar a todos os posts

Metaverso: A inovação do mundo virtual

A realidade é ótima, mas você já parou para pensar em todas as possibilidades que o mundo virtual pode trazer para o cotidiano de bilhões de pessoas? 

Quando falamos em mundo virtual, as pessoas pensam que nos referimos unicamente ao universo de games. Mas o negócio é mais complexo. Envolve criatividade e inovação, e tecnologias como metaverso, realidade aumentada e blockchain.

Quer saber o que é necessário para se adaptar ao uso dessas tecnologias? Então continue com a gente para descobrir o que é mundo virtual, quais suas vantagens e quais são as perspectivas para o futuro com o metaverso.   

Boa leitura! 

Mundo virtual: que “bicho” é esse? 

O mundo virtual nada mais é que um ambiente digital criado por computadores que permite a interação entre usuários por meio de avatares. Os avatares, nesse caso, são as figuras gráficas que representam a personificação das pessoas.

Nos jogos, principalmente os de RPG (Role Playing Game), é comum os jogadores criarem seus avatares com base em afinidades e preferências. E usarem esses personagens para completar missões, visitar locais fictícios e até interagir com outros usuários on-line.  

Mas, como falamos há pouco, a realidade virtual não existe apenas para o universo dos games. O mundo virtual é amplo e, por isso, é classificado em três modalidades: metaverso, MMORPGs e paraverso. 

O metaverso, por exemplo, tenta replicar a realidade e a personificação do usuário. O MMORPGs, por sua vez, cria um universo fictício capaz de suportar uma quantidade grande de avatares simultâneos. E o paraverso busca mesclar a realidade e o mundo virtual por meio de dispositivos de acesso como smartphones.

As três modalidades fazem parte do mundo virtual, e cada uma delas possui objetivos distintos. 

Vantagens sobre o mundo virtual

É comum as pessoas pensarem que os usuários de videogames são os únicos beneficiados com o mundo virtual. Afinal, a tecnologia é aplicada há anos no universo dos jogos e sempre está sendo aprimorada. 

Porém, esse pensamento de que apenas jogadores são beneficiados está longe de ser verdade. O mundo virtual beneficia todas as pessoas e não, necessariamente, é preciso estar conectado a um controle remoto. 

Para ter ideia, o mundo virtual ajuda a simplificar o acesso à informação, diminuir barreiras geográficas e contribuir para o desenvolvimento de novas aptidões. Também melhorar competências cognitivas, otimizar pesquisas e projetos, trazer criatividade e inovação para o ambiente de trabalho e até ajudar no aumento de vendas no e-commerce.

Inovações para o futuro

Nos últimos anos, assuntos relacionados à tecnologia ganharam maior destaque devido à pandemia. 

Temas como home office, redes sociais, serviços de streaming, armazenamento em nuvem, assistentes virtuais, carros elétricos, inteligência artificial, tecnologia 5G, moedas digitais e Internet das Coisas se tornaram comuns. E as pessoas precisaram correr contra o tempo para se adaptar às mudanças.

Agora, com a tecnologia avançando em velocidade recorde, é possível que cada vez mais inovações surjam. E adivinhe só? As pessoas precisam se preparar o quanto antes para saber usar e tirar o melhor proveito delas. 

Um dos assuntos mais comentados ultimamente é o metaverso. Será que você também ouviu falar sobre ele? 

Como o metaverso vai funcionar? 

Imagine que você pode criar um universo inteiro e que, dentro desse mundo, você terá liberdade para ser, fazer e construir o que quiser. Imaginou? Pois bem, essa é a ideia do metaverso.  

A expressão surgiu em 1992, quando o autor Neal Stephenson publicou a obra “Snow Crash” que sincroniza a realidade e a ficção através de um jogo de história. Entretanto, o termo só passou a ser mais comentado recentemente porque o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou estar investindo nessa tecnologia.  

Para muitos, o conceito de metaverso ainda pode ser confuso por se tratar de um espaço compartilhado digitalmente. Mas, conforme essa tecnologia for sendo aplicada, ficará mais fácil para as pessoas compreenderem todas as suas possibilidades.

O mundo está preparado para o metaverso? 

Como o metaverso é um mundo virtual que praticamente espelha o mundo real, a ideia é que o seu uso seja bastante simples. No entanto, quando se trata de tecnologia, as pessoas precisam saber como ela funciona e, claro, como se preparar para fazer uso dela.  

Hoje, muitas empresas estão buscando conhecimento sobre o metaverso para utilizarem no ambiente corporativo. E, veja só, uma delas já teve sucesso nessa aplicação. A Prefeitura de Uberlândia foi a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia em uma reunião de trabalho e o ambiente virtual escolhido não foi outro senão um criado pelo próprio Facebook. 

Se já existem empresas usando e tendo sucesso com o metaverso, por que deveríamos virar as costas para a ideia? Ou, pior, não se adaptar a essa inovação? 

Quais tecnologias estão envolvidas no metaverso?

O metaverso é um universo amplo, complexo e com inúmeras possibilidades. Justamente por isso, depende de tecnologias que ajudam na experiência e segurança dos usuários.

Abaixo, veja quais tecnologias fazem parte do metaverso: 

 1. Realidade Virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que utiliza efeitos sonoros, recursos gráficos 3D ou imagem 360º para levar os usuários até o ambiente que simula o mundo real. Os óculos de realidade virtual, juntamente com fones de ouvido de última geração, são ferramentas que podem ser usadas para essa finalidade e que já estão disponíveis para compra.  

  2. Realidade Aumentada

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada integra elementos do mundo real para transmitir a imagem do mundo “paralelo” através das câmeras. O Pokémon GO é um jogo eletrônico que faz essa integração, mostrando na tela dos smartphones as criaturas que precisam ser capturadas em tempo real.  

  3. Blockchain e criptos

O blockchain é uma tecnologia de criptografia que armazena dados. Seu principal objetivo é aumentar a segurança das informações, mantendo diferentes registros salvos em blocos criptografados. O bitcoin é uma criptomoeda que usa blockchain, tanto é que é uma moeda descentralizada e que não sofre interferência do governo.  

Certamente, o mundo virtual vai contribuir (e muito) no cotidiano de bilhões de pessoas. Resta saber, agora, quem estará preparado para usar e garantir todos seus benefícios. 

E você, está preparado para o mundo virtual? Lembre-se de que sorte é a soma de oportunidade mais ação. Esteja preparado!

Posts recentes

Ver tudo