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Por que a gamificação pode auxiliar um ambiente corporativo

Para entender a gamificação e sua importância no ambiente empresarial, você não precisa apenas ler esse texto. Você precisa decorá-lo. Portanto leia atentamente esse post para descobrir como a aplicação dessa dinâmica auxilia a trabalhar a criatividade e inovação das pessoas, aumentar a produtividade das equipes de trabalho e ajuda na resolução de problemas.

Entenda o que é a gamificação

Em poucas palavras, o conceito básico da gamificação é a adoção de técnicas utilizadas em jogos para situações reais e do cotidiano das empresas. A principal intenção desse recurso é aumentar o engajamento e interesse das pessoas usando pontuação, ranking, regras claras e recompensa após muito esforço. Não é novidade que os games prendem a atenção de pessoas no mundo todo e isso não acontece apenas pela diversão dos jogadores. É um estudo comportamental.

O comportamento das pessoas é influenciado pela curiosidade e estar suscetível a encarar desafios e ser recompensado pelo esforço prestado. Da mesma maneira que as pessoas aumentam gradativamente a carga de peso em academias, superando seus próprios limites, os jogadores também gostam de ultrapassar obstáculos. E a satisfação sentida a cada nova conquista é uma motivação para seguir adiante e nunca desistir.

Quando um novo game está sendo desenvolvido, seus criadores pensam em como ele pode ser mais desafiador, estimulante e como poderão conquistar a atenção dos jogadores por mais tempo, além de trabalhar as novas habilidades que podem surgir durante o processo. É importante salientar alguns ,pontos específicos sobre a gamificação:

1- Estimula a criatividade: Para estimular a criatividade, ,universidades estão usando a gamificação para dinamizar o aprendizado dos seus alunos. Como os níveis de dificuldade crescem gradativamente após a conclusão das fases, a criatividade torna-se ingrediente para continuar vencendo as dificuldades e alcançar objetivos.

Os jogadores são estimulados a pensar com certa autonomia e exercitar a imaginação, investindo tempo para desenvolver soluções mais adequadas para solucionar problemas.

2- Ajuda a solucionar problemas: Quando as pessoas falam que não querem problemas, na prática não funciona bem assim. Afinal, que graça teria a vida sem problemas para resolver? A combinação entre curiosidade, esforço e sensação de recompensa faz com que as pessoas se empenhem para encontrar soluções.

3- Desenvolve habilidades: O mundo mudou e ficou mais exigente. É fundamental que as pessoas se adaptem a essas mudanças para não ficarem para trás. ,Desenvolver novas habilidades pode ser o diferencial para o sucesso no futuro do trabalho. Em um game, o jogador que consegue ter mais habilidades tem mais chances de conquistar seus objetivos e no mundo real elas devem estar à disposição. Veja exemplos:

A- Auxilia na multifuncionalidade: Conseguir executar apenas uma atividade pode não ser mais suficiente daqui pra frente. A capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo está se tornando tão comum quanto ir trabalhar.

B- Abre as portas para novas tecnologias: Conhecer e saber utilizar as tecnologias é importante dentro da nossa realidade atual. Praticamente tudo é feito por algum dispositivo eletrônico, que sofrem atualizações constantemente.

C- Aguça a percepção: Seja ela visual ou auditiva, quem tem mais percepção do mundo a volta desenvolve mais agilidade e senso crítico.

Mas por que utilizar a mecânica dos games no mundo corporativo?

Dentro de um game o jogador que domina mais habilidades conquista objetivos. Ter rapidez de raciocínio para entender o que está acontecendo e se antecipar para situações que podem ocorrer ajuda a diminuir os erros e a tomar decisões mais assertivas. Saber se adaptar e improvisar quando necessário só é possível se o colaborador tiver rapidez de raciocínio.

Também ajuda bastante quando os colaboradores estão fluentes em diversas interfaces. Dessa maneira fica mais fácil para eles entenderem as funcionalidades de um novo software. A ideia é estar em constante aprendizado e nunca estagnar.

Uma equipe perseverante e resiliente vai longe. Existem jogos que parecem intermináveis, com fases sempre mais difíceis e à primeira vista os objetivos parecem impossíveis de serem alcançados. Mas os jogadores não desistem. Para que as pessoas continuem se esforçando e tendo satisfação durante o trabalho, dois elementos são importantes: ,metas claras e passos viáveis.

A gamificação na prática dentro da empresa

No caso das corporações a utilização dos games é uma forma de alavancar a produtividade e estimular as habilidades da equipe usando dinâmicas que vão proporcionar um real interesse nas atividades executadas. De fato, existe um profundo estudo dos elementos que fazem de um game algo tão atrativo para as pessoas. A grande sacada é transportar tais elementos para tarefas do dia a dia, literalmente tornando uma atividade chata, em algo atrativo.

Parece brincadeira, mas não é. Você deve ter ouvido falar em um dos mais revolucionários aplicativos que utilizam as técnicas da gamificação com sucesso, o ,Duolingo. Com brincadeiras de perguntas e respostas e usando uma espécie de torneio com recompensas, os jogadores/alunos acabam aprendendo um novo idioma. Ao invés de aulas maçantes para ensinar: Jogo.

Neste conceito é fundamental entender que tudo deve fazer sentido e estar relacionado ao formato da sua empresa, das atividades propostas e pessoas envolvidas. Alguns pontos sobre essas dinâmicas também precisam estar claros e deve haver uma estrutura formatada:

A equipe de colaboradores começa a se conhecer melhor. Isso ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais agradável, aumentando a produtividade. Além da possibilidade de descobrirem novas habilidades e se aperfeiçoarem mais na função que exercem.

Transformações e inovações dentro das empresas

Entre os fatores importantes de todo o processo, está a garantia do feedback constante dentro da empresa, pois seus colaboradores sempre vão tomar conhecimento se as ações executadas foram positivas ou negativas. E isso cria mais embasamento para melhorias.

O trabalho em equipe será realçado e valorizado. Quando um grupo precisa se conectar para bater metas, atingir objetivos e vencer os desafios, a tendência é o grupo se unir. Com uma atmosfera de mais união, o trabalho flui melhor aumentando a produtividade.

Além disso, cria-se uma cultura de inovação. Com o surgimento e aperfeiçoamento das habilidades, o estímulo à criatividade, participação mais ativa da equipe com intercâmbio de experiências entre os colaboradores, surgem líderes capazes de tomar decisões e inspirar os colegas. É lançada uma cultura de inovação focada em resultados, criando maneiras diferentes de executar o trabalho e processos.

Solucione problemas e dores com a gamificação

Algumas dores nas instituições são recorrentes, universais e absolutamente humanas. O ambiente corporativo é formado não apenas por sistemas e documentos, mas também por pessoas. A rotina pode gerar apatia dos colaboradores e a força de vontade e interação entre eles fica escassa.

As relações entre empresas e colaboradores são um casamento e é comum que, com o passar do tempo e rotina, a motivação de uma equipe passe a diminuir. O resultado é o surgimento de dificuldades, criando um ambiente de ansiedade alta, produtividade baixa e sem foco, prejudicando uma sequência de melhorias.

O resultado final é o desperdício de tempo em cobranças de atividades mal realizadas ou em atraso, subutilização das tecnologias disponibilizadas, dificuldade na retenção de talentos e baixa qualidade de produtos ou serviços. O prejuízo financeiro é garantido. Aí entra a importância da gamificação.

Quebre o gelo ao estimular a criatividade e inovação

É bastante comum psicólogos e pediatras usarem técnicas de gamificação para tratar traumas, trabalhar traços de personalidade e fortalecer o psicológico, habilidades e produtividade dos seus pacientes. Utilizar o lúdico gera bons frutos a nível comportamental.

Falando em resultados comportamentais, alguns ficam acentuados. Da mesma maneira que a agilidade mental e perspicácia dão um grande salto em jogadores, o mesmo ocorre nos profissionais que participam de processos de gamificação. A vontade de melhorar e superar os próprios limites diariamente também chamam a atenção. Jamais como um fardo, sempre com satisfação.

Cada vez mais empresas utilizam soluções como ,Lean Digital Gamification para aprimorar o ambiente corporativo realizando uma transformação digital e comportamental, otimizando e aperfeiçoando produtos, serviços e consequentemente seus resultados finais.

Quanto maior o esforço, maior a recompensa

Quantas vezes você chegou em casa, tomou um banho relaxante e foi se deitar com aquela sensação de dever cumprido? Como é prazeroso chegar em casa numa sexta feira após uma longa semana de dedicação e esforço. Agora imagine um jogador ou uma equipe de qualquer esporte que você goste. Aquela final de campeonato onde a recompensa é o troféu ou uma medalha.

Já reparou que as vitórias mais inesquecíveis e emblemáticas de um time sempre foram aquelas onde os adversários eram extremamente competitivos e as emoções do jogo permaneciam até o apito final, até o último ponto? Transformar o impossível em possível gera uma satisfação inigualável. E satisfação é um combustível para seguir adiante.

Conseguir sentir sua recompensa próxima, após muita luta e força de vontade, vai permitir notar claramente a repercussão positiva desses esforços. A famosa frase “no pain, no gain”, significa exatamente que nada se consegue sem muito trabalho. E agora chegou o momento de você também saber como ser recompensado.

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